Falta de inspiração: o que fazer?

maquina de escrever

Quem usa as palavras pra desabafar ou até mesmo trabalhar, sabe muito bem o quão complicado é o bloqueio criativo feat. falta de inspiração. Eu, por exemplo, ganho alguns centavos compartilhando na internet um pouco da minha vida e também cuidando das redes sociais de várias empresas, mas…

Sabe quando você acorda e não sabe qual frase escolher pra desejar “bom dia!” aos internautas ou até mesmo como planejar um banner promocional? A coisa é bem por aí. Um curto e grosso “bom dia” não é legal, eu acho. Tem de rolar umas firulas.

Há dias em que eu acordo com mil ideias e tenho de anotar todas pra usá-las nos dias em que eu não sei não sei absolutamente nada, e só respiro porque isso é automático e não exige esforço. Mas, também há aqueles dias em que tento, tento, tento… e simplesmente não consigo finalizar um parágrafo decente de um post. Muitas vezes o parágrafo até sai, mas é só abobrinha. 🙁

gatinho 2

Minha amiga me disse que pra inspiração voltar, devemos abrir as redes sociais, ver o que estão falando no momento e ir “retornando” a nossa mente ao mundo real. Tem também um colega de trabalho que disse que ver fotos de gatinhos sempre nos ajuda, já que nos acalma e bla bla bla.

Juro que já fiz as duas coisas: ficar na internet sendo “culto” ou sendo bobão vendo fotos de gatinhos, mas, infelizmente, a inspiração não retornou, longe disso. Continuo admirando a tela branca do word, sem saber por onde começar.

Esse texto, por exemplo, começou do nada e devido à minha falta de inspiração. Sei que posso escrever um bem melhor, porém, acho válido compartilhá-lo pra mostrar que sim: eu também sofro com o bloqueio criativo.

Poderia muito bem começar a semana escrevendo sobre as tretas que rolou comigo e uma amiga; sobre o boy que me abandonou no Tinder; sobre o mini-documentário que estou produzindo ou poderia falar sobre a minha faculdade, que está completamente bugada.

Mas fico por aqui. Sem fim, sem conclusão alguma. Apenas com a certeza de que já, já o meu espírito de puta voltará a atacar e eu escreverei mais episódios da série #locasempre.

Beijo1 Um beijo!

35 Comentários

35 Comentários em "Falta de inspiração: o que fazer?"

  1. Mari diz:

    Acho que todo mundo já passou por isso. Eu vivo tendo esse problema: antes de dormir tenho 200 ideias, abro o computador para postar e a tela em branco me persegue. O jeito é ter calma, Sem stress. Uma hora volta e flui naturalmente. 😉
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

  2. Julie diz:

    Todo mundo sofre com bloqueio criativo, não tem quem escape!
    Uma coisa que me ajuda muito a ter ideias é dirigir. Pode parecer estranho, mas a quantidade de coisas que vem na minha cabeça quando estou dirigindo é surpreendente haha

  3. Karolini diz:

    Caramba!
    Entendo muito bem essa fase do bloqueio criativo, u.u
    Já passei muito por isso e ainda passo. Me identifico bastante com o fato de ficar olhando para a tela branca do word sem saber o que escrever. É ruim, pois a minha inspiração surge em horas inapropriadas, u.u, um saco (nem sempre estou com caneta e papel a mãos).
    SACO MESMO!

    Beijos

  4. Em dias de bloqueio criativo eu não faço nada, simples assim. Acho que é meu cérebro pedindo para descansar, sabe? HAHAHA Aí dou uma parada com tudo, e logo depois já volto ao normal. E cara, ver gatinhos na internet é demais hahaahahhahaha Beijoooos, e fala sobre a facul porque a minha tá mais pra lá do que pra cá, negócio tá feio hahaahaha! Beijosss!
    http://www.amandapaduan.com.br

  5. Váh diz:

    Falta de inspiração e bloqueio criativo é normal, volte e meia também acontece comigo e eu fico bem perdida sem saber onde procurar essa tal de criatividade…
    Mas volta naturalmente com os dias,,, acho que acontece naturalmente como todos.

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  6. essa de ver gatinhos eu ainda não tentei. no próximo bloqueio vou usar tentar essa sua técnica, vai que cola né? porque o bloqueio pode até tardar, mas uma hora ele vem! e no meu caso quando ele chegou foi uma tristeza! acabei com todos os meus posts reserva :~ haha

    beeeijo :*

  7. Ai, Adri, o que mais faço quando algum tipo de ‘entalamento’ assim ocorre é ler mais do mundo e a mim, como uma amiga sua citou. Vejo mais as minhas séries, ouço MUITAS músicas que tenham a ver com os meus sentimentos atuais (principalmente nas letras), procuro novos filmes que deixem a noção de intensidade para mim, procuro dar muitos conselhos para as pessoas – ouvir problemas alheios sempre vai abrindo as nossas mentes e por aí vai. Algo chega nessa naturalidade e abre as portas mais uma vez. É uma temática sempre boa de refletir sobre.

    http://WWW.SEMQUASES.COM

  8. Adoro seus textos até quando você tá com falta de inspiração <3
    Gentes, quero saber mais sobre esse mini-documentário!!!!
    Ansiosa pro seu espírito de puta voltar logo, haha

    Virando Amor

  9. Ricardo diz:

    Infelizmente a falta de inspiração é um mal mundial. Todos passámos e vamos voltar a passar por isso. Nunca tinha ouvido essa de olhar para fotos de gatos ou ir para as redes sociais para melhorar, mas também não percebo como é que isso iria mudar alguma coisa haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

  10. Comigo só funciona horas no pinterest, é a rede social mais inspiradora da vida. Mas mesmo quando nem o pinterest, tenho que sair de casa, dar uma volta pelo quintal e assim vai… Ficar olhando pra tela branca no computador só piora sabe?
    Beijão

  11. Como eu amo suas postagens, até mesmo sem inspiração, hahahaha! Acho horrível quando esses bloqueios acontecem! Estou vivendo uma fase meio assim… Gosto de escrever crônicas e poemas, mas nada tá saindo da minha cabecinha… E isso dá um ódio! Parece que quanto mais a gente força menos coisas boas saem! Por isso, resolvi relaxar com isso e peguei meus livros de poemas para dar uma lida, vai que volta, não é? Beijos!

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

  12. carol diz:

    Tem dias que o bloqueio bate e não tem jeito, mesmo!
    Esses dias tive um bloqueio que durou quase uma semana, mas a sorte é que eu deixo posts super adiantados sabe. Quando estou sem inspiração passo pelo Instagram, acho que ele me ajuda muito.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  13. Nana diz:

    Oi Adriel,
    Geralmente quando estou com falta de inspiração nem ler eu consigo.
    Então, me resta assistir filmes ou séries, sempre em ajudaram…principalmente na época que eu escrevia fanfic no Orkut HAHAHA

    tenha uma ótima terça.
    Nana – Obsession Valley

  14. Acho que quando dá um bloqueio só tem 2 opções:
    1. Se você tem que fazer aquilo naquela hora – começa a fazer. A inspiração vai vindo conforme você for fazendo. É aquela coisa de pegar no tranco sabe?
    2. Se você não tem que fazer aquilo naquela hora – aproveita o bloqueio. Vai ver uns vídeo no YT, zapear no Twitter, quem sabe alguma coisa não te inspira, e se não inspirar, você pelo menos vai ter se divertido!
    🙂

  15. Juliana diz:

    Eu tô passando por isso no momento. Não escrevo textos super criativos no meu blog e minhas postagens seguem um padrão, mas mesmo essas estou com dificuldades para escrever, parece que nada sai como eu queria. E isso vai dando um desânimo 🙁

    Eu espero que seu bloqueio criativo passe logo, porque sei que criatividade você tem de sobra. Adoro ler tudo que você escreve por aqui <3

    Beijos!

  16. vanessa diz:

    Olá meu lindo,
    Gosto muito de posts assim.
    Quando eu estou sem inspiração procuro relaxar um pouco. olhar outros blogs e ir a praia me ajuda demais.
    Beijos.

    http://www.meumundosecreto.com.br

  17. Dai Castro diz:

    Quando a minha inspiração vai embora não tem jeito, nem adianta forçar! As vezes ficar um pouco “sem pensar em ser criativo” funciona, mas o difícil é trabalhar com isso, ai não tem jeito! Trabalho como redatora e muitas vezes, sofro porque tenho que escrever um texto e não sai do meu jeito hahaha
    Colorindo Nuvens