Palavras e expressões típicas da minha região

Sem dúvida alguma, o Brasil
é um país multicultural, reunindo aqui gente de diversas nacionalidades e costumes.
É claro que no mundo inteiro há estrangeiros, mas, o que quero dizer é o nosso
país não tem uma cultura própria. Como fomos colonizados pelos portugueses,
adquirimos hábitos de todo canto do mundo e, talvez, seja por isso que até hoje
adoramos a cultura dos gringos.
Aqui no Tocantins, por
exemplo, nós não temos algo que nos identifique, porque os nossos costumes é
uma mistura dos nordestinos, gaúchos, goianos e por aí vai. O Estado é novo (tem 26 anos) e, pelo visto, tem muita coisa para aprender….
No modo de falar, apesar de
estarmos próximos ao Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, o nosso sotaque ficou
por canta dos nordestinos. É uma mistura de Ceará, Piauí, Pará, Maranhão… É
uma bagunça boa!
Como todo estado, sempre
aparecem aquelas palavras típicas da região. Então, resolvi fazer uma lista de algumas expressões e palavras daqui.
Abaixo, confira algumas das milhares palavras que usamos no dia a
dia, que com certeza alguém de fora não iria entender muita coisa.
Abestado – bobo, idiota.
Afolozado – Folgado, arrombado.

Aperrear – Encher o saco. (Para de me aperrear, menino chato! = Não me encha o
saco, seu abestado!)

Arre égua! – Interjeição que pode significar qualquer coisa a

depender
do tom de voz e da ocasião (alegria, irritação…). (Arre égua! = Bah
dos gaúchos)

Arrudiar – Dar a volta. (Eu vou só arrudiar essa quadra = vou dar uma volta nessa
quadra)

Avexado – Apressado.

Baixa da égua – Lugar distante ou indeterminado. (Mandei fulano pra baixa da égua =
mandei fulano pra pqp!)

Botar banca – Considerar-se superior, exibir-se, vangloriar-se.
Juro
que foi difícil escolher essas palavras! O nosso dicionário é um pouquinho
grande… Pra quem gostou, o site Cultura Nordestina publicou uma lista imensa de palavras e
expressões típicas do Nordeste.
Meufi, tu tá esperando o que “mermu”? Se avexe!
32 Comentários

32 Comentários em "Palavras e expressões típicas da minha região"

  1. Jessica M diz:

    Que legaaal! =D Adoro conhecer outras culturas, e sempre quis saber o que é "Arre égua" hehe
    Muda bastante o jeito de falar de região pra região, em SP capital muda um pouco pro interior de SP, mas é muito interessante essas coisas!
    Beijos!

  2. Wanessa diz:

    Haha que legal gente! Nosso Brasil é vasto de gírias, etnias, culturas diferentes e com muitas histórias pra contar. Adorei o post 😉
    bjokas http://diadebrilho.com

  3. Hahahaha Muito interessante, tinha umas coisas que eu nem sabia, cultura nunca é demais!
    beijos

  4. Baixa da Egua foi nova pra mim… Adorei!

  5. Bianca diz:

    Adorei o post, afolozado e baixa da égua eu nunca tinha ouvido! hehe
    Beijos

    Bluebell Bee

  6. Clayci diz:

    Me diverti muito hahaha
    Uso muito o Arre égua e sou paulista hauhauhau CULPA DOS MEUS AMIGOS hahah

  7. Adorei seu mini dicionario, e que blog fofoooo
    bjkas

  8. Adriel do céu! Adorei esse post, de verdade, vou usar todas essas gírias pra ninguém me entender e então vou me sentir botando a banca. hahaha! Esses dias aprendi umas gírias de onde meu pai nasceu e também inclui no meu vocabulário diário. Agora não sei se temos gírias diferentes aqui em Campinas. Enfim…

    Parabéns pela diversidade de assuntos.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

  9. Danni diz:

    Que postagem interessante, Adriel! Eu moro na Bahia então de sotaque e gírias regionais eu estou bem servida hahahha Acho sotaque uma aspecto tão bacana da língua, cada região com seu jeitinho e tal! Espero que qualquer dia desses você grave um vídeo para podermos ouvir seu sotaque o/

    Abraços <3

  10. Rebeca diz:

    Haha eu conhecia toda elas xD são todas gírias do nordeste!!!
    Não sabia que seu estado só tinha 26 anos o.O Brasil é um bebê na democracia e na formação regional mesmo xD

    Beijão!

  11. Eu já ia falar isso: que bagunça boa!!! Adoro sotaque, de qualquer lugar! Acho lindo e a cara do Brasil isso de ter mil gírias em cada cidade!!!

  12. Adorei seu post! Me faz gostar ainda mais dos meus amigos pelo país, pois são tantas palavras novas a cada conversa!

    Beijos,
    http://www.carolespilotro.com

  13. Juliana diz:

    HuahaHAhAhah!! AMEI, eu adoro palavras diferentes e sou de Recife, aqui tem um bocado também! Amei conhecer as mais usadas em Tocantins e adorei os textos entre parênteses xD

    Beijos!

  14. Luly diz:

    Eu acho tão legal saber sobre esses regionalismos, na faculdade era ótimo como meus colegas que vinham de outro estado acabavam lidando com o "mineirês"!

  15. Oi Driel!! Achei o post super legal!!
    Eu conheço e sei o significado de quase todas as expressões que você citou acima, mas ainda assim eu não utilizo nenhuma delas kkkkkkkkkkkkkkkk pessoas mais velhas eu ainda vejo usando-as mas as "gírias/expressões" evoluem periodicamente isso sem contar o contato com a internet acabo usando sempre as mais atuais e globalizadas e quase uma "modinha", vai entender?
    Sim eu não conhecia Afolozado com essa conotação não conheço com outro um pouco suja vamos dizer kkkkkkkkkkkkkk

    Xo
    Alisson
    Re.View

  16. Eu sou a doida dos sotaques. Adoro, adoro, adoro! Mas não sei diferenciá-los muito, não, shame on me.
    Eu uso bastante expressões mais "caipiras", apesar de estar bem próxima da capital, como "oxi", por exemplo (que uso pra tudo heh), e chamar os outros de "fía" =P
    Adoro conhecer mais dos regionalismos desse Brasilzão *-*
    Beijão!