Resenha: “Animais fantásticos e onde habitam” (Sem spoilers)

O primeiro sentimento que surge no coração dos fãs de qualquer saga, ao saber que a franquia se estenderá em novos filmes, é: medo. Quando anunciaram o novo “Star Wars’” ou “O Hobbit”, o que muitos sentiram, além da euforia com a notícia, era o medo do fracasso e que os novos filmes pudessem “estragar” as boas memórias vividas no passado.

Com “Animais Fantásticos e Onde Habitam” não foi diferente. A geração de adultos de hoje cresceu lendo, vendo ou ouvindo referências ao mundo mágico de J.K. Rowling, através do bruxinho mais amado do planeta: Harry Potter (atrás de Merlin – e das barbas dele, é claro). A franquia Harry Potter, durante seus dez anos de duração nos cinemas, trouxe recordes absurdos como quando alcançou a maior bilheteria de todos os tempos em 2011 e também quando tornou a sua autora, J.K. Rowling, a primeira pessoa bilionária escrevendo livros. Toda essa pressão transformou as expectativas de sucesso para os novos filmes da franquia monstruosos pois, muita coisa poderia dar errado e nem mesmo os fãs mais ferrenhos poderiam salvar.

Ainda não sabemos se “Animais Fantásticos” será um sucesso de bilheteria, pois é muito cedo para nos impressionarmos com números ou para termos medo deles. Mas, uma coisa podemos afirmar: a magia está de volta!

O filme traz todos os pequenos detalhes que faziam falta na vida dos fãs da saga: o relógio, que ao invés de marcar as horas nos diz se há perigo próximo ou não (#saudadesToca), os elfos domésticos, os duendes, os movimentos e as batalhas com varinhas e, claro, referências à Hogwarts e Albus Dumbledore.

A trama de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” acontece setenta anos antes do filme e livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Newt Scamander, o nosso protagonista, está visitando Nova York pela primeira vez afim de buscar e catalogar animais mágicos para compor o seu livro, que no futuro tornaria-se livro didático em Hogwarts. A atuação de Eddie Redmayne é impecável, você realmente acredita na timidez e pureza que ele emana, e a relação dele com Tina, Queenie e Jacob é muito bem construída ao longo da trama.

Estávamos acostumados com crianças, magias e enredos limitados pelo o que a idade deles permitia, porém, em “Animais Fantásticos e onde habitam” vemos uma relação mais difícil de moldar, a amizade entre adultos… Até mesmo os feitiços são diferentes e mais complexos, alguns a gente nem sequer ouviu falar, o que dá para a roteirista (amém, J.K.) vários ganchos para criar e moldar os novos filmes.

Não vamos nos ater às polêmicas envolvendo a escalação de Johnny Depp para os próximos filmes (aliás, ele faz uma pequena aparição neste), todas as controvérsias e ameaças de boicote ao filme não estragam o enredo. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” cumpre bem o papel a que veio e saímos da sala do cinema com um gosto de quero mais.

Você nunca assistiu a Harry Potter e acha que este filme não é para você? Está errado! “Animais Fantásticos” não deixa pontos cegos e nem te enche de informações que você não consegue entender, tudo o que novos e antigos fãs precisam saber está presente.

20 Comentários

20 Comentários em "Resenha: “Animais fantásticos e onde habitam” (Sem spoilers)"

  1. Ainda não vi o filme mas não vejo a hora de ver. Adorei a resenha!
    Um abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

  2. Roberta Lurnel Gonçalves diz:

    AMEI!! AMEI!! AMEI!! AMEI!! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Eu não sabia que o Johnny Depp já ia aparecer agora e me surpreendi!! Vi na pré e verei novamente!
    Meus olhos encheram de lágrimas logo no início com Hedwig’s Theme!!
    J.K. Rowling me levará a falênciaa!!!
    Tô toda cagada esperando o segundo!!!!!! HAHAHAHA
    Beijos em todos!

  3. Giselly Beatriz diz:

    A resenha está ótima! Estava procurando no Google e tive que comentar! Cheia de detalhes, mas sem dá muitos spoilers. Hj verei o filme e espero gostar tanto quanto vc!

    Bjs!

  4. Amanda Gomes diz:

    Oi, oi!

    Que resenha completa. Amei! <3

    Eu ainda não assisti ao filme, mas estou bem ansiosa, principalmente porque esperei por tanto tempo depois do fim de HP. Agora é esperar e torcer pra que realmente seja bom. <3

    Bjs!

  5. Vanessa diz:

    Estou loooouca para ver este filme, por esta resenha e pelas outras que eu vi, parece ser sensacional!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

  6. Ótima resenha!

    Sobre o filme, achei os fgurinos lindíssimos, uma fotografia maravilhosa, reconstituição dos anos 20 maravilhosa, personagens cativantes, um ótimo início para uma “nova franquia”.

  7. Adorei, adorei, adorei! Já quero ver o filme logo!!!

  8. Eu assisti dois dias depois da estreia, estava quase a dois anos esperando por esse momento, aí quando eu sentei na poltrona do cinema e o filme começou, eu não sabia se ria ou chorava. Criei muita expectativa e não me decepcionei, não esperava menos de um roteiro 100% escrito pela J.K. (rainha) Rowling.

    Estou “in love” pelo Newt, o Não-Maj e as bruxas, sem falar não criaturas mágicas. Fiquei incrivelmente surpreso com o uso dos efeitos especiais pela Warner, muito bem feito. A cena do final foi de tirar o folego, a sala de cinema inteira gritou haha Agora é esperar ansiosamente pelo segundo filme.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

  9. Natalia Matos diz:

    Adorei a resenha! <3

  10. Bruno Alves diz:

    Amei a resenha! <3